CASA DOS MENINOS

Inscreva-se no Curso de Percussão – saiba mais clicando aqui!

Inscreva-se no Curso Profissionalizante – clique para mais informações

História

De um modo geral, a idéia era fazer com que as pessoas que compunham um determinado território se auto-assistissem, reconhecendo-se e mobilizando-se em ações a favor do bem comum. Essa interação originou movimentos sistêmicos, abertos e retroalimentados, que embasaram a criação de um projeto chamado Cooperativa de Logística Urbana, a COOPLURB.

Sendo estes projetos bastante divulgados, o então ministro da Cultura Gilberto Gil, que teve acesso a notícia sobre os mesmos, realizou uma visita a Casa em 2004, e indicou a Casa dos Meninos para ser um Ponto de Cultura.

Outras importantes realizações da Casa dos Meninos foram à participação em Conferências da Criança e Adolescente (temos participado de todas estas conferencias destes 2001);. a mudança de diretoria – substituída por jovens da própria instituição (2005); a criação de um sistema financeiro para o controle coletivo e transparente das verbas da instituição (2005); a videoconferência para o debate do livro “Círculos Populares de Lazer e Esporte”, que contou com a participação do autor da obra e jovens, que interagiram por videoconferência. Em 2007 teve início mais um importante projeto, o Plano Diretor de Bairro, pioneiro na cidade.

Em 2008, a Casa dos Meninos, integrou no Movimento Creche Para Todos com a proposta da construção do cadastro popular da demanda por creche. O resultado da articulação foi o início de um processo de inclusão das mães no debate de políticas públicas na área da educação infantil, resultando também em diversas visitas á câmara dos vereadores, onde a realidade concreta foi apresentada com dados e informações colhidos pela juventude da Casa dos Meninos em pesquisa á campo e georreferenciamento das informações coletadas. 

Em 2009 a Casa dos Meninos lança a proposta de Conferência Permanente com a criação do portal que fundamenta a necessidade de trazer a conferência para o cotidiano das pessoas, como prática permanente pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.

No ano de 2010 a Casa dos Meninos realiza parceria com a EMEF Procópio Ferreira, parceria esta que dura até hoje. O principal fruto desta parceria foi o inicio da construção da Rede de Intranet Base Comum e produção de vídeos-aulas de alguns professores.

Em janeiro de 2012 a entidade passou a abrigar os documentos históricos da militante Terezinha Helena , material este que o movimento da Infância fará um Centro de Memória da luta pelos direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo.

Em 2013 a Casa realiza parceria com o Instituo Pedro Macambira, instituto este que assumiu a tarefa de repasse de tecnologia para as atividades da Casa dos Meninos e principal parceiro na construção da Rede de Intranet Base Comum.